sexta-feira, 1 de julho de 2011

Tipos de Sociedade

Sociedade Civil : Se refere à totalidade das organizações e instituições cívicas voluntárias que formam a base de uma sociedade em funcionamento, por oposição as estruturas apoiadas pela força de um estado.

Nos dias de hoje, o termo sociedade civil é freqüentemente utilizado por críticos e activistas como uma referência às fontes de resistência ao domínio da vida social que devem ser protegidas da globalização. Isto ocorre porque ela é vista como actuando além das fronteiras e através de diferentes territórios.
Sociedade Agrária: Possuíam grandes partes de terras, eram desenvolvidos e divididos em camadas sociais. Nesta sociedade não existiam a propriedade privada, todas as terras pertenciam ao Estado, onde controlavam a produção das aldeias, coordenando ou não as construções de importantes obras. As sociedades agrárias por terem desenvolvidos o avanço, eles dominaram as comunidades vizinhas, onde cobravam tributos e serviços.
Sociedade Industrial : é o processo socioeconômico que visa transformar uma área da sociedade inicialmente retrógrada em uma fonte de maior riqueza e lucro. Por meio da implantação de um maquinário próprio em indústrias de todos e quaisquer tipos, o qual substitui algumas funções antes exercidas pelo homem, muitas vezes produzindo mais do que esses, o processo de industrialização impulsiona uma gradual urbanização e crescimento demográfico na região em que ocorre. Suas principais características são: grande aumento na divisão de trabalho, grandes progressos em produtividade industrial e agrícola e crescimento rápido da renda per capita, da classe média e do padrão de consumo.
Sociedade de Massa : A partir dos anos 60, o termo sociedade de massa é caracterizado para definir uma sociedade trabalhada e desenvolvida pelas tecnologias da informação e da comunicação. Antes era um termo que gerava controvérsia entre a discussão a respeito da natureza das coisas e da modernidade da mídia.

Reinterpretação do Texto de Sociologia

De acordo com o texto abaixo, proponha uma reinterpretação dos conceitos de Sociedade e de Comunidade, contextualizando-os com a realidade local. Aborde também as características dos grupos apresentados, bem como suas importâncias ao contexto das sociedades existentes e suas relações tempo e espaço.
Reinterpretação do texto :


O texto fala que nossa sociedade não possui vida própria pois se moramos em uma certa região falamos a mesma língua dos outros dessa região, compartilhamos a mesma cultura, e aceitamos da mesma forma as instituições políticas e sociais aceitas de forma consensual.
Portanto somos uma sociedade que vivemos da mesma maneira sempre dependemos dos outros.
Na nossa realidade, pode ser comparada a isso pois na escola temos nossos grupos sociais, e muitas vezes as pessoas que não conseguem se identificar em nossos grupos são descriminadas por não ter a mesma cultura, gostar do mesmo tipo de roupa, musica, entre outros.
Podemos citar também uma pessoa que entra em um local de trabalho não pode ser do jeito que quiser tem que se adaptar as regras do trabalho.
Muitas vezes é eleito algum presidente, governador, prefeito, deputado, entre outros que não votamos mas temos que nos adaptar a maneira dele comandar pois não temos outra alternativa.
Sempre dependemos de outros para viver pois na nossa realidade só assim podemos vivermos uma vida digna seguindo regras e limites.

Mapa Conceitual Filosofia

Mapa Conceitual Sociologia